COMO MELHORAR A MEMÓRIA ? VEJA AGORA MANEIRAS NATURAIS

    Home / Beleza / COMO MELHORAR A MEMÓRIA ? VEJA AGORA MANEIRAS NATURAIS

COMO MELHORAR A MEMÓRIA ? VEJA AGORA MANEIRAS NATURAIS

0

Todo mundo tem momentos de falta de memória ao longo do tempo, especialmente quando a vida fica agitada.Embora isso possa ser uma ocorrência completamente normal, ter uma memória fraca pode ser frustrante.

A genética desempenha um papel na perda de memória, especialmente em condições neurológicas graves, como a doença de Alzheimer. No entanto, a pesquisa mostrou que a dieta e estilo de vida têm um grande impacto na memória também.

memória

Aqui estão 6 maneiras baseadas em evidências para melhorar sua memória naturalmente.

CONSUMA MENOS AÇÚCAR

Comer muito açúcar adicionado tem sido associado a muitos problemas de saúde e doenças crônicas, incluindo o declínio cognitivo.

Pesquisas mostraram que uma dieta rica em açúcar pode levar a uma memória fraca e a um volume cerebral reduzido, particularmente na área do cérebro que armazena a memória de curto prazo ( 1 , 2 ).

Por exemplo, um estudo com mais de 4.000 pessoas descobriu que aqueles com uma maior ingestão de bebidas açucaradas, como refrigerantes, tinham menores volumes totais do cérebro e menos lembranças em comparação com pessoas que consumiam menos açúcar ( 2 ).

RESUMO

Reduzir o açúcar não só ajuda a sua memória, mas também melhora sua saúde geral.

Pesquisas mostraram que pessoas que consomem regularmente muito açúcar adicionado podem ter memórias mais fracas e volumes cerebrais mais baixos do que aqueles que consomem menos açúcar.

UTILIZE SUPLEMENTOS A BASE DE ÓLEO DE PEIXE

O óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega-3, ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA).

Essas gorduras são importantes para a saúde geral e demonstraram diminuir o risco de doenças cardíacas, reduzir a inflamação, aliviar o estresse e a ansiedade e retardar o declínio mental ( 3 , 4 ).

Muitos estudos mostraram que consumir suplementos de peixe e óleo de peixe pode melhorar a memória, especialmente em pessoas mais velhas.

Um estudo com 36 idosos com comprometimento cognitivo leve constatou que os escores de memória de curto prazo e de trabalho melhoraram significativamente após tomarem suplementos concentrados de óleo de peixe por 12 meses ( 5 ).

Outra revisão recente de 28 estudos mostrou que quando adultos com sintomas leves de perda de memória tomavam suplementos ricos em DHA e EPA, como óleo de peixe, eles experimentaram melhora na memória episódica ( 6 ).

Tanto o DHA quanto o EPA são vitais para a saúde e o funcionamento do cérebro e também ajudam a reduzir a inflamação no corpo, que tem sido associada ao declínio cognitivo ( 7 ).

RESUMO

Os peixes e suplementos de óleo de peixe são ricos em ácidos gordos ómega-3 EPA e DHA. Consumi-los pode ajudar a melhorar a memória de curto prazo, de trabalho e episódica, especialmente em pessoas mais velhas.

COMECE A MEDITAR

A prática da meditação pode afetar positivamente sua saúde de várias maneiras.

É relaxante e calmante, e foi encontrado para reduzir o estresse e a dor, diminuir a pressão sanguínea e até mesmo melhorar a memória ( 8 ).

De fato, a meditação mostrou aumentar a massa cinzenta no cérebro. A substância cinzenta contém corpos celulares de neurônios ( 9 ).

À medida que você envelhece, a massa cinzenta diminui, o que afeta negativamente a memória e a cognição ( 10 ).

As técnicas de meditação e relaxamento demonstraram melhorar a memória de curto prazo em pessoas de todas as idades, desde pessoas na faixa dos 20 anos até idosos ( 11 ).

Por exemplo, um estudo demonstrou que estudantes universitários taiwaneses que se envolviam em práticas de meditação como mindfulness tinham uma memória de trabalho espacial significativamente melhor do que estudantes que não praticavam meditação ( 12 ).

A memória de trabalho espacial é a capacidade de manter e processar informações em sua mente sobre as posições dos objetos no espaço.

RESUMO

meditação não é apenas boa para o seu corpo – também é bom para o cérebro. Pesquisas sugerem que a meditação pode aumentar a massa cinzenta no cérebro e melhorar a memória de trabalho espacial.

MANTENHA UM PESO MAIS SAUDÁVEL

Manter um peso corporal saudável é essencial para o bem-estar e é uma das melhores maneiras de manter seu corpo e sua mente em ótimas condições.

Vários estudos estabeleceram a obesidade como um fator de risco para o declínio cognitivo.

Curiosamente, ser obeso pode realmente causar alterações nos genes associados à memória no cérebro, afetando negativamente a memória ( 13 ).

A obesidade também pode levar à resistência à insulina e à inflamação, sendo que ambas podem afetar negativamente o cérebro ( 14 ).

Um estudo com 50 pessoas com idades entre 18 e 35 anos descobriu que um índice de massa corporal mais alto estava associado a um desempenho significativamente pior em testes de memória ( 15 ).

A obesidade também está associada a um risco maior de desenvolver a doença de Alzheimer, uma doença progressiva que destrói a memória e a função cognitiva ( 16 ).

RESUMO

A obesidade é um fator de risco para declínio cognitivo. A manutenção de um índice de massa corporal dentro da faixa normal pode ajudar a evitar uma série de problemas associados à obesidade, incluindo uma memória mais fraca.

DURMA O SULFICIENTE

Falta de sono adequado tem sido associada com memória fraca por algum tempo.

O sono desempenha um papel importante na consolidação da memória, um processo no qual as memórias de curto prazo são fortalecidas e transformadas em memórias duradouras.

A pesquisa mostra que, se você está privado de sono, você pode estar impactando negativamente a sua memória.

Por exemplo, um estudo analisou os efeitos do sono em 40 crianças com idades entre 10 e 14 anos.

Um grupo de crianças foi treinado para testes de memória à noite, depois testado na manhã seguinte após uma noite de sono. O outro grupo foi treinado e testado no mesmo dia, sem dormir entre o treinamento e o teste.

O grupo que dormiu entre treinamento e teste foi 20% melhor nos testes de memória ( 17 ).

Outro estudo constatou que os enfermeiros que trabalhavam no turno noturno cometiam mais erros matemáticos e que 68% deles pontuaram menos nos testes de memória do que os enfermeiros que trabalhavam no turno diurno ( 17 ).

Especialistas em saúde recomendam que os adultos consumam entre sete e nove horas de sono a cada noite para uma ótima saúde ( 18 ).

RESUMO

Estudos associaram consistentemente sono suficiente com melhor desempenho de memória. O sono ajuda a consolidar memórias. Também é provável que você tenha um melhor desempenho nos testes de memória se estiver bem descansado do que se estiver sem sono.

CONSUMA MENOS ÁLCOOL

Consumir muitas bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à sua saúde de várias maneiras e pode impactar negativamente a sua memória.

A bebedeira é um padrão de consumo que eleva os níveis de álcool no sangue para 0,08 gramas por ml ou mais. Estudos mostraram que altera o cérebro e resulta em déficits de memória.

Um estudo de 155 universitários descobriu que os estudantes que consumiram seis ou mais bebidas em um curto período de tempo, semanal ou mensalmente, tiveram dificuldades nos testes de memória imediata e atrasada, em comparação com os estudantes que nunca bebiam ( 21 ).

O álcool exibe efeitos neurotóxicos no cérebro. Episódios repetidos de consumo excessivo de álcool podem danificar o hipocampo, uma parte do cérebro que desempenha um papel vital na memória ( 22 ).

Enquanto tomar uma bebida ou duas de vez em quando é perfeitamente saudável, evitar a ingestão excessiva de álcool é uma maneira inteligente de proteger sua memória.

RESUMO

álcool tem efeitos neurotóxicos no cérebro, incluindo a redução do desempenho da memória. Beber moderadamente ocasional não é um problema, mas o consumo excessivo de álcool pode danificar seu hipocampo, uma área fundamental do seu cérebro associada à memória.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *